quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PLANO DE AÇÃO


ORIENTAÇÕES SOBRE A SAÚDE DA PELE PARA A MULHER.
  1. IDENTIFICAÇÃO DA CURSISTA
NOME:  
 Igualdade: Gênero e Raça

MUNICÍPIO:
Boa Esperança
POLO DE VINCULAÇÃO:
Pinheiros
PROFESSOR ON-LINE:
DATA DE FINALIZAÇÃO DO MÓDULO 2:
05 de outubro de 2011




  1. OBJETIVO GERAL DA AÇÃO
Orientar as mulheres trabalhadoras da área urbana e rural do município de Pinheiros sobre a saúde da pele.
  1. JUSTIFICATIVA
Com a mudança da composição familiar em que as mulheres passaram a comandar as famílias, houve a necessidade de inserção das mesmas no mercado de trabalho, e no município de Pinheiros há um grande número de mulheres trabalhando nas lavouras.

Observando essa demanda, constatamos a importância de orientar estas mulheres sobre as questões de saúde da pele, visto que a preocupação em atender a demanda do trabalho impossibilita-as de realizar os cuidados necessários com a pele.

Considerando que as mulheres em situação de vulnerabilidade social não dispõem de recursos para custear as despesas com o tratamento que o quadro clinico posso exigir, haja vista que este seria uma despesa que iria ocasionar desconforto no orçamento familiar.

Dessa forma, prevenir doenças da pele para essas mulheres irá proporcionar um bem estar pessoal bem como uma segurança no orçamento familiar.

A necessidade de trabalhar esta temática foi fomentada após estudos do módulo 2 – Políticas Públicas e Gênero, especificamente a unidade 4 – Movimentos de Mulheres, do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.        

  1. DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
Para realizarmos a orientação sobre a saúde da pele para as mulheres pinherenses haverá a necessidade da participação ativa da sociedade organizada. Principalmente da Associação dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que serão mobilizados por meio de ofício para apoiar na divulgação do plano de ação.

A ação será desenvolvida no CRAS de Pinheiros e contará com a participação de 50 (cinqüenta) pessoas indicadas pelos órgãos acima citados.

A primeira etapa será conseguir parceria para patrocinar os kits de produtos de prevenção da pele e a inscrição dos indicados pelos colaboradores. 

A segunda etapa deste Plano será desenvolvida por um profissional da área de dermatologia, que irá orientar o público alvo sobre a necessidade e os benefícios da prevenção e tratamento dos problemas da pele.

Na terceira etapa será realizada a identificação dos possíveis casos e encaminhá-los ao órgão competente para as devidas providências.

Na última etapa deste processo será entregue os Kits dos produtos patrocinados e aplicação de uma avaliação para analisar a satisfação dos beneficiados pela ação desenvolvida, com isso iremos obter um diagnostico do trabalho realizado.     

  1. CRONOGRAMA
Atividades
Período
(04 semanas)
1
2
3
4
Mobilizar por meio de ofício a Associação dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos e o CRAS para apoiar na divulgação do plano de ação.

x



Conseguir parceria para patrocinar os kits de produtos de prevenção da pele e a inscrição dos indicados pelos colaboradores

x


Orientar o público alvo sobre a necessidade e os benefícios da prevenção e tratamento dos problemas da pele.



x

Identificar os possíveis casos e encaminhá-los ao órgão competente para as devidas providências.




x
Entregar os Kits dos produtos patrocinados e aplicação de uma avaliação



x

  1. POPULAÇÃO BENEFICIADA
As mulheres trabalhadoras rurais do município de Pinheiros.