sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FICHAMENTO

MÓDULO 3 – UNIDADE 1
FICHAMENTO
1 - IDENTIFICAÇÃO DA CURSISTA
NOME: Rosicleia Wagmaker
MUNICÍPIO: Boa Esperança

2 – IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE
UNIDADE1:
A Construção Histórica da Ideia de Raça
MÓDULO 3:
POLÍTICAS PÚBLICAS E RAÇA
DATA DE FINALIZAÇÃO DA UNIDADE 1: 31 de outubro de 2011.

3 – QUAL O TEMA ABORDADO NA UNIDADE?

O tema abordado na unidade um do módulo três trata-se da construção histórica da ideia de raça, o conceito de raça usado na sociedade hoje, as questões relativas a raça e as teorias referentes ao assunto. A ideia de raça até o século dezenove e as questões religiosas e sociais advindas da supremacia de raça imposta por aqueles que se intitulam dominadores na questão da escravidão, raça e mestiçagem prejudicaram o avanço da sociedade e o reconhecimento das pessoas em si dotadas de direitos e vontades. A busca das origens é uma maneira de entender os modelos vividos pelas civilizações, que são compostas por misturas dos povos, mas o Darwinismo social trata das origens das espécies por meio da seleção natural, e com o desenvolvimento da antropologia e a realização das pesquisas começou a haver um entendimento da sociedade. Assim, mesmo com novas pesquisas, houve  questões de envolvimento racial e ideias de raças puras impostas por uma sociedade dominadora.


4 – QUAIS OS PRINCIPAIS CONCEITOS APRESENTADOS NA UNIDADE?

Nesta unidade foram apresentados conceitos importantes sobre a construção histórica da ideia de raça, e o conceito usado hoje não tem nada de biológico, é composto de ideologias e esconde a relação de poder e dominação imposta pela sociedade para a raça humana. Na verdade o racismo atual são ideias do passado, que persistem mesmo após ser desmentido cientificamente, é fruto da ignorância que leva ao racismo.

O racismo surgiu com o iluminismo a partir da discussão sobre o relativismo e o universalismo que indicam através das ideias a noção de indivíduo. Nesse debate o universalismo se deteve na questão da posição da civilização européia em relação às outras. Os judeus utilizando questões religiosas se consideravam como raça superior baseados na filiação religiosa, e consideravam os outros impuros que não podiam ocupar lugar de destaque na sociedade. O monogeísmo defendia a tese da descendência única de adão para a humanidade, e causou debates eclesiásticos porque dessa forma negros e indígenas são excluídos desse formato de humanidade. Houve então o reconhecimento dos indígenas, mas com os negros não foi a mesma coisa e se construiu assim a inferioridade escrava. A escravidão atlântica foi se consolidando e se transformando, e ainda a questão da mistura dos povos trouxe à sociedade americana a confusão do termo raça que pode ter o significado de linhagem, origem étnica ou regional.  

A busca de origens é uma forma eficaz de conferir a legitimidade da nação, e alguns autores indicam dois modelos de origem. Mas se todos os países de compõem de uma mistura historicamente variável e os meios de lidar devem ser variados, porque em alguns lugares do mundo essas questões estão ainda muito enraizadas? Isso provavelmente acontece por causa do modelo de dominação ainda existente pelo mundo. Darwin em sua obra “a origem das espécies”, apresenta a teoria da evolução da origem das espécies por meio da seleção natural, para ele classe e raça se encontram da mesma forma que raça e gênero seriam também indissociados. Uma das recomendações da UNESCO é a substituição do termo raça por etnia com sendo o mais próximo do significado cultural, a forma possível de descrever a diversidade na sociedade humana. Precisamos partir do principio e do entendimento da existência de apenas uma raça, a humana, e para isso cada um deve entender o contexto social e cultural da sociedade que está inserido.

5 – Explicite que relação existe entre o que o texto problematiza e a sua atuação enquanto gestor/a:

Entender a questão do racismo na nossa sociedade atualmente é saber que isso está implícito dentro de cada pessoa e cabe entender que essa situação persiste porque existe a dominação social, a divisão de classes, e a educação familiar e social que ainda está baseada nestes pilares impostos pela sociedade. Enquanto professora e gestora nesse processo de aprendizagem, entendo que temos um problema racial muito enraizado ainda nas famílias, alguns conceitos ainda estão presentes na educação das crianças que chegam à escola acreditando que são melhores e outras que são piores. Tudo isso nos leva a entender que muitos pais ainda não têm conhecimento porque não tiveram uma boa escola ou uma família transformadora.

6 – Expresse alguma idéia ocorrida em relação ao seu trabalho depois da leitura e sistematização da unidade:

Em relação ao percurso da história e as noções de raça, é preciso entender que há questões contraditórias no racismo existente na nossa sociedade, e a formação familiar de nossas crianças ainda hoje está concebida com formas de dominação impostas pelo meio social. A ideia para trabalhar esse assunto é convidar as famílias  para uma confraternização e almoço na escola , cada família deverá trazer algo que costuma fazer em sua casa que os seus antepassados ensinaram. Para esta confraternização serão trazidas: comidas e bebidas, além de cada família explicar sobre aquilo que trouxe para compartilhar, dizendo de onde vem aquele conhecimento ou como ele foi repassado. Depois de tudo isso todos poderão assistir um filme relacionado ao assunto racismo em nossa sociedade. Os filmes serão escolhidos e votados por todos. Tudo isso levará muitas famílias a entender a troca que deve existir na sociedade, a importância que cada um tem e que as pessoas não conseguem viver sozinhas ou isoladas, que todos devem participar da mudança da sociedade como um todo, e que isso tem que começar na família.

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