sexta-feira, 22 de julho de 2011

CONCEITOS: IGUALDADE, GÊNERO E RAÇA

Definições de temas centrais deste blog foram conceituados com embasamento nos estudos realizados pelo os alunos do curso de Especialização em Gestão de Políticas em Gênero e Raça, por meio dos estudos realizados no primeiro módulo que tratou de Politicas Públicas e Promoção da Igualdade. Veja a seguir o resultado dos conteúdos estudos:

Igualdade: É um valor que reconhece que todos são iguais perante a lei. Pode ser estabelecido mediante a comparação entre situações ou pessoas. O conceito está ligado ao principio da não-discriminação, portanto não pode haver discriminação entre pessoas por terem realizado determinadas escolhas.

Gênero: Não existe uma definição concreta de gênero, mas do contexto se infere o conceito de relação de poder. É uma categoria relacional do feminino e do masculino, considera as diferenças biológicas entre os sexos, reconhece a desigualdade, mas não admite como justificativa para a violência, para a exclusão e para a desigualdade de oportunidades no trabalho, na educação e na política.

Raça: A ciência determina que não há raça em conforminade com o conceito biológico de negro, branco, mestiço. Existe apenas uma raça a humana. O significado de raça se diferencia em cada região, de acordo com a cultura social existente. Do ponto de vista social e politico há a predominancia do racismo que contribui para o jugamento (descriminação) de pessoas devido a sua aparência .

Referências
Dicionária de Direitos humanos. Disponível em: <http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php> . Acesso em: 22 de julho de 2011.
Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça | GPP – GeR: módulo I / Orgs. Maria Luiza Heilborn, Leila Araújo, Andreia Barreto. – Rio de Janeiro : CEPESC; Brasília : Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário