sexta-feira, 22 de julho de 2011

Políticas Públicas e Promoção da Igualdade - parte I.



Unidade I: Políticas Públicas: conceitos, objetivos e práticas de participação social.
Módulo 1: Políticas Públicas e Promoção da Igualdade.
Políticas Públicas Intersetoriais objetivando suplantação das desigualdades de gênero e raça. 
Intersetorialidade criando e abrindo espaços de comunicação adequados e relacionados com instituições atuantes em diversos setores – espaços (políticos, administrativos, técnicos, etc.) de diferentes áreas (educação, saúde, assistência social, habitação, etc.) e que podem integrar órgãos governamentais, não-governamentais, empresas e organismos internacionais.  

O tema abordado na unidade, seus conceitos e teorias diversas, é área de conhecimento onde, nos processos intersetoriais próprios, são agregados diversos setores e vários aspectos com um melhor uso dos mais adequados conhecimentos e experiências, obtidas e somadas como forma de colaborar para conseguir as metas comuns, coordenando tudo para alcance das metas/projetos propostos. O Estado, forma teórica que remonta aos primórdios filosóficos, segundo teóricos, é apresentado como república federativa e democrática de direitos – artigo 1° caput da CF, atuando por suas unidades políticas - seja a nível nacional
(Município, Estado e União) ou internacional (nações), refere-se ao modo e forma como é exercido o poder estatal. Já governo, como organização inserida, mas díspares, como autoridade gestora administrativa de uma unidade política. Neste ambiente/cenário    sistema político (politics)  , temo participação indispensável da sociedade civil/ator/atriz, intitulada sociedade política (polity) – origem das inúmeras demandas de políticas públicas e postulados genéricos, como forma de participação social na promoção da igualdade – direitos humanos/gênero e raça. Entendendo-se seus fundamentos constitucionais e valores inerentes os citados no art. 1° da mesma CF, já desde os incisos II (cidadania); III (dignidade da pessoa humana); IV (valores sociais  do trabalho e da livre iniciativa) e V (pluralismo político), encerrando o marco histórico no conteúdo disposto no parágrafo único, que diz: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituição”.     

                       Dos principais conceitos apresentados, destacamos:
* Políticas Públicas: Objetivando, especialmente, superação das desigualdades de gênero e raça. 
* Ciclo das políticas públicas: já desde sua definição na respectiva agenda, elaboração/formulação da política pública, efetiva implantação/implementação da mesma, bem como avaliação e monitoramento.     
* Princípios democráticos: já desde o princípio democrático de participação da sociedade civil nas várias instâncias de poder, objetivando reduzir ou a
almejada eliminação das desigualdades sociais, reconhecimento e justiça social, todos lavrados nos princípios constitucionais dos artigos 1º e 3º da CF.
* Políticas Públicas, seus diversos atores/atrizes e movimentos sociais: Objetivando a concretude/consolidação de uma agenda política – de políticas públicas
por meio de ações dos partícipes da sociedade civil, em especial os movimentos sociais em benefício do bem comum.
Como forma de explicitação da relação entre o texto problematizado – princípios democráticos e objetivos imperativos em prol de redução ou eliminação das desigualdades de gênero e raça, bem como nossa atuação enquanto interlocutor (gestor) público queremos, nesta oportunidade, dar ênfase à necessidade imperiosa de prevalência dos princípios determinados em nossa CF  – Magna Carta. Princípios lavrados,  diretrizes fixadas, objetivos e metas nas ações implementadas pela administração pública (Estado) em prol do bem comum – gênero e raça. Especial ênfase à imperiosa e indispensável providências por ações propositivas e executivas, implementadoras de políticas públicas que respondam às seguintes, pertinentes e inquietantes questões:
1ª) Reconhecendo que existem problemas na sociedade hodierna no tratamento desigual em relação às mulheres e aos/às negros/as  e outros grupos discriminados. 
2ª) Por informações, produção de conhecimentos e ações coletivas serem criados novos conceitos em torno de gênero e raça, pretendendo-se a equidade e justiça social.
3ª) Conjugação adequada de participantes, visíveis e invisíveis, para que numa conjunção de esforços, a política pública seja implementada.    

Após leitura e sistematização da unidade, concluído o presente trabalho, em considerando que a desejada implementação das Políticas Públicas de Gênero e Raça devam ser pauta permanente, mais que política de governo (quando o Executivo decide em processo mais elementar na formulação e implementação de determinada demanda em resposta à colocada na agenda política – duração temporária) seja uma política de Estado (alterações com incidências e reflexos em setores mais amplos da sociedade    duração permanente). Completando-se a análise reflexiva iniciada no item anterior, temos o melhor exemplo de implementação, para o gestor público, as adequadas respostas que possam ser dadas    relacionadas às Políticas Públicas de Gênero e Raça, quando das definições de ações da administração pública (em qualquer dos seus níveis de governo) no preparo do Plano Plurianual (PPA) para o respectivo quadriênio e determinado na CF – Magna Carta (artigos 165 e 166 – Dos Orçamentos). Devem ser focadas e respondidas as seguintes e relevantes questões:
1ª) Quais as melhores políticas de geração de mais e melhores empregos?
2ª) Quais as melhores e mais adequadas ações para redução de desigualdades?
3ª) Quais os projetos de infra-estrutura vão receber mais recursos e atenções?
4ª) Quais são os ramos de pesquisas científicas e tecnológicas essenciais para o crescimento do país?
5ª) Quais são os programas sociais  necessários e adequados para o desenvolvimento humano da população, a inclusão social e a melhor  distribuição de
renda?    

                           Informações complementares:
Aluno: José Carlos de Lima Souza – matrícula 2011156568 – Polo Pinheiros.
Fontes:
  Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça / GPP-GeR – UFES. Módulo 1. Unidade 1. Apostila.
  A Educação Escolar como Direito Humano de Três Gerações: Identidades e Universalismos. Carlota Boto. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br 
  Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Celina Souza. Resenha literária. Sociologias. Porto Alegre; ano 8; nº 16; jul/dez 2006, pág. 20-45. Apostila.
  Abordagem do Ciclo das Políticas: Uma Contribuição para a Análise de Políticas Educacionais. Jefferson Mainardes. Disponível em
http://www.cedes.unicamp.br
  Políticas Públicas – Coletânea – volume 1. Organizadores: Enrique Saraiva e Elisabete Ferrarezi. Brasília: ENAP, 2006. Disponível em
<htt://www.enap.gov.br>
  Políticas Públicas - Análise. Maria das Graças Rua. Especialização. Módulo Básico. Gestão Pública Municipal. UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB,2009.
        




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