sábado, 26 de maio de 2012

Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos




Qual o tema abordado na unidade
A unidade expõe toda a temática acerca da avaliação e monitoramente de ações voltadas para políticas públicas. Perpassando pelas ações como as conferências, elaboração de Planos Plurianuais que são instrumentos importantes para fiscalização/avaliação da população das políticas públicas, programas e projetos que são desenvolvidas em suas cidades.
O monitoramento e avaliação vêm contribuindo para implementação das políticas, desde o momento que a sociedade passou a perceber sua importância para o controle social. é com estes instrumentos que atualmente podemos gozar de ações que trazem benefícios efetivos para toda sociedade, visto que foi averiguado por meio das avaliações as necessidades reais da população é com isso foi possível elaborar projetos que são chaves centrais para o desenvolvimento sustentável de todo o país.
Quais os principais conceitos apresentados na unidade
Monitorar e avaliar: O monitoramento e avaliação começaram a ser utilizados com o objetivo de assegurar nas políticas sociais maior grau de efetividade e sustentabilidade, trazendo assim mudanças na concepção e na forma de implementação de políticas e ações governamentais.

A sociedade organizada vem demandando transparência na gestão de recursos públicos, e com isso ocorre um aumentado significativo na utilização dos métodos de avaliação sistemática das ações empreendidas pelo governo.

Esta participação da sociedade na formulação das políticas públicas reflete em todas as áreas da gestão pública, e ainda fortalece a democracia participativa contribuindo também no processo de decisão dos rumos políticos que poderá trazer mudanças para toda a população. A essa atitude por parte da sociedade pode-se chamar de Controle social quer dizer desenhar mecanismos de prestação social de contas e avaliação de desempenho próximo da ação.

Monitoramento: Para se iniciar um desenho de monitoramento, é necessário fazer um mapeamento das ações para o alcance dos objetivos e das metas propostos em cada etapa prevista, observando os prazos estabelecidos para seu cumprimento.

É por meio do monitoramento que se pode identificar em no tempo em que deseja as vantagens e os pontos frágeis na execução de um programa e efetuar os ajustes necessários para melhoria dos resultados.

Em se tratando de monitoramento os prazos são fundamentais para a avaliação da eficiência, visto que tem a capacidade de produzir os resultados esperados/desejados com o menor dispêndio de recursos.

Na fase de monitoramento são utilizados indicadores de processo para sinalizar o cumprimento de prazos e metas de cada ação. Esses indicadores constituem instrumentos essenciais para a condução do monitoramento e são definidos para todas as ações previstas, sempre levando em conta os prazos determinados para cada fase e/ou etapa do processo de implementação do projeto.

Para efetuar o monitoramento dos indicadores de um programa/projeto é necessário estabelecer uma frequência de acompanhamento dos indicadores.

Avaliação: A avaliação é uma pesquisa social aplicada, sistemática, planejada e dirigida, destinada a identificar, obter e proporcionar de maneira válida e confiável informação suficiente e relevante para apoiar um juízo sobre o mérito dos diferentes componentes de um programa.

A avaliação permite compreender todas as dimensões de uma ação para estimular seu aperfeiçoamento. É por meio dela que é possível tomar decisões acerca de diferentes fases da formulação e da implementação de políticas públicas.

Dentre os tipos de avaliação podemos destacar a de processo em que sua finalidade é julgar se a intervenção está sendo implementada conforme planejado, se a população-alvo está sendo atingida, se o cronograma está sendo cumprido, se os recursos estão sendo usados com eficiência.

Para monitorar e avaliar o grau em que se alcançam os objetivos e metas, é necessária a criação de instrumentos, como os indicadores de resultado, que eventualmente com o auxílio de outros instrumentos, também irão medir os impactos daquela intervenção governamental.

Outro indicador que mercê destaque é o de sustentabilidade, visto que os gestores das atividades em execução deverão se preocupar com a permanência dos resultados da ação, após a avaliação final da política.

Sistemas de Informação / Avaliação e Monitoramento do Plano Plurianual: O monitoramento da execução orçamentária, a avaliação e a revisão do Plano Plurianual (PPA) são as peças básicas do ciclo de gestão que, a partir da perspectiva de médio prazo, integrados ao longo de quatro exercícios, viabilizam o alcance dos objetivos de governo. O monitoramento consiste no acompanhamento contínuo da execução físico-financeira das ações e dos programas do PPA, possibilitando análises para a identificação e a superação das dificuldades enfrentadas.

O monitoramento é um processo permanente de coleta, análise e sistematização de informações e de verificação do andamento de um programa, em comparação com o desempenho pretendido.

A avaliação anual do PPA é o principal insumo da revisão do PPA, já que envolve a participação de gerentes de programas, Órgãos Setoriais e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). Os resultados da avaliação ajudam a apontar problemas de execução e indicam oportunidades de melhoria na programação dos órgãos.
Explicite que relação existe entre o que o texto problematiza e a sua atuação





Expresse alguma idéia ocorrida em relação ao seu trabalho depois da leitura e sistematização da unidade enquanto gestor/a
A cerca do monitoramento e avaliação de programas e projetos, pude presenciar numa Conferência Municipal uma discussão ocorrida sobre a quantidade de ruas que recebiam os serviços de esgoto tratado na região.
O Palestrante da cidade de Vitória levou para o município de Boa Esperança o resultado de uma pesquisa que avaliou em loco e por meio de pesquisas documentais o quantitativo de esgoto tratado no município. A população presente desconhecia aqueles números, consideram que era maior do que o apresentado pelo especialista. Quando ele começou a explicar o que é efetivamente esgoto com a destinação correta, os presentes puderam constatar que realmente o que ele trazia como resultado era verdadeiro.
As pessoas que estavam presentes naquela conferência só deu credibilidade ao que o palestrante estava apresentado, devido a formulação que a avaliação estava feita, pode-se perceber que houve planejamento para desenvolver a pesquisa, o monitoramento ocorreu in loco diariamente por técnicos especialista no resultado que desejavam alcançar. Sendo assim, a avaliação passou naquele momento a ter importância significativa para aquela população, trazendo informação com embasamento técnico.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário